AUP 665 - ARTE E PROJETO DA PAISAGEM (optativa).
Temática: CULTURA TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO COLABORATIVA DA PAISAGEM
Centro de Cultura do Trabalhador, Fábrica de Cimento de Perus.
Professor: Euler Sandeville.
Parceiros: Comunidade Cultural Quilombaque, Grupo Teatral Pandora
Veja informações também em https://www.facebook.com/groups/espiral.fabricaperus/

UMA PROPOSTA DE APRENDIZADO EM AÇÃO

A disciplina Arte e Projeto da Paisagem, dentro da proposta de uma Universidade Livre e Colaborativa na região noroeste, propõe uma leitura sensível e poética da história da arte ocidental selecionando pinturas, poesias e músicas.
Propõe trabalhar o conceito de cultura como possibilidade criativa e ativa de transformação, visitando textos e obras, problematizando a percepção do espaço, suas dimensões afetivas, sensíveis e políticas.
objetivo: elaboração de proposta de programa e/ou de intervenção em torno da Fábrica e sua apreensão na história e no futuro de Perus

A disciplina estará engajada nas lutas pela transformação da Fábrica de Cimento em uma Universidade, em Centro de Cultura, em memória das lutas sociais em especial do movimento dos queixadas, e na recuperação e uso social da fábrica bem como na proteção dos recursos naturais no território adjacente.

início: 01/08, 14 hs. A disciplina será iniciada na FAU USP Cidade Universitárias e as aulas serão depois oferecidas em Perus.
A disciplina está aberta à participação dos interessados. Inscrições na comunidade Quilombaque ou no email labcidade@gmail.com, assunto: disciplina em Perus. Será fornecido pelo Núcleo Poéticas e Conflitos na Cidade certificado de participação no projeto CULTURA TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO COLABORATIVA DA PAISAGEM/ UNIVERSIDADE LIVRE, a quem cursar a a disciplina na íntegra.

Núcleo Poéticas e Conflitos na Cidade, FAU USP - http://espiral.fau.usp.br
Comunidade Cultural Quilombaque - comunidadequilombaque.blogspot.com